quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

EMBOLADA O EMBALO LITORÃNEO DO NORDESTE

A embolada é um gênero musical que ocorre em outras danças, como o coco, como o desafio e que também pode ser cantado independente.
Esse gênero é caracterizado por uma melodia mais ou menos declamatória, em valores rápidos e seguimentos curtos. O texto é geralmente cômico, satírico ou descritivo e frequentemente cheio de aliterações e onomatopéias, de dicção complicada, agravada pela rapidez do movimento musical.
A embolada é originária do Nordeste brasileiro, mais frequente na zona litorânea e mais rara na sertaneja.
Para Euclides Formiga, o metro é "setissilábico, a redondilha maior". Já para Câmara Cascudo, a embolada tem como característica o refrão e a estrofe de seis versos. Já para Leonardo Mota, seria um martelo, com estrofe de dez versos com cinco sílabas. Nas feiras nordestinas uma das principais atrações é o encontro de dois emboladores, empunhando o pandeiro ou o ganzá, um instrumento de flandre, cheio de caroços de chumbo.
Entre os principais emboladores, destaca-se a figura do alagoano Tira-Teima. Com o advento do rádio e especialmente a partir da invasão da música nordestina nos anos 40, destacaram-se diversos artistas cultores do gênero. Um dos principais nomes do gênero foi o pernambucano Manezinho Araújo, que fez grande sucesso nos anos 40 e 50 com suas emboladas, com destaque para "Veja como o coco é bom", "As metraia dos navá", "Quando a rima me fartá" e "Cuma é o nome dele", entre outras composições. Mais recentemente destacaram-se na embolada as duplas Cajú e Castanha e Terezinha e Lindalva, essa última apresentando-se no Rio de Janeiro, principalmente no Largo da Carioca.



REFERÊNCIAS:

Um comentário:

  1. Three of Our New Tinted Wedding Rings with a - TikTok
    › › Custom Decorative-Dining-Band titanium undertaker › › titanium phone case Custom Decorative-Dining-Band Decorated onyx. The design of our three wedding rings will also add titanium nitride gun coating personality to our wedding mens titanium wedding rings rings with diamond motifs titanium bmx frame and tony accents. This  Rating: 5 1 review $25.99 In stock

    ResponderExcluir